sexta-feira, 9 de maio de 2008

Fazendo mock de classes (não de objetos)

Tenho trabalhado constantemente no desenvolvimento de frameworks e classes que trabalham com metadados e reflexão. Na hora de testar esse tipo de classe é preciso ficar criando um monte de inner classes para utilizar no teste já que a estrutura da classe acaba influenciando no comportamento da classe ou do componente. Essa criação dessas pequenas classes acaba deixando o código de teste grande e de mais difícil leitura (tirando o fato que é bem chato ficar criando).

Dessa forma, tive a idéia de criar um framework para auxiliar nesses testes que permite a criação de classes em tempo de execução para serem utilizadas no teste. A idéia é permitir que a criação das classes seja menos verbosa que a criação de inner classes e deixem o código de teste mais fácil de ler e de criar.

O nome de "mock classes" não é muito apropriado, mas acaba passando a idéia de classes criadas para o teste. Já iniciei o desenvolvimento do framework e assim que tiver algo mais concreto volto a postar aqui!

Um comentário:

Pedro Cavaléro disse...

Guerra, esse framework criaria classes novas e testaria? Ele é específico para o caso de testes de frameworks que trabalham com reflexão, é isso?
Abraços!